Residencial Landscape Beira-Mar

Com quatro torres dispostas em implantação semicircular, residencial Landscape Beira-Mar se destaca em bairro turístico de Fortaleza


Com quatro torres dispostas em implantação semicircular, o empreendimento residencial Landscape Beira-Mar foi um dos destaques do mercado imobiliário da capital cearense na época em que foi lançado, em 2009. Concluído em 2013, o prédio tornou-se um marco arquitetônico na paisagem da orla marítima, na praia de Meireles, em razão de sua volumetria inusitada. Dotadas de pavimentos escalonados, as quatro torres formam um complexo residencial em torno de um átrio central que reúne as áreas comuns e de lazer. Com incorporação da Tecnisa e construção da Integral Engenharia, o empreendimento tem 65,5 mil m² de área construída e 575 unidades de apartamento com áreas que variam de 40 m² a 300 m². Construído no terreno do antigo Clube da Associação Atlética Banco do Brasil, entre as avenidas Beira Mar e Abolição, o empreendimento foi concebido para um perfil de usuários solteiros, executivos, turistas, pequenas famílias e jovens casais.
A volumetria foi concebida pelo projeto do escritório Luiz Fiuza Arquitetos e viabilizada pela equipe do escritório Dácio Carvalho Soluções Estruturais, ambos de Fortaleza. "Projetamos o Landscape de forma que o maior número de apartamentos tivesse vista para o mar. E também conseguimos um ganho de área de venda não computáveis na legislação com as varandas e terraços, alcançando, assim, um bom índice de aproveitamento", destaca o arquiteto Luiz Fiúza.
O projetista estrutural Dácio Carvalho destaca que a estrutura foi viabilizada com concreto armado convencional, sem protensão. Empregaram-se painéis de lajes nervuradas de 9 m x 9 m executadas com fôrmas plásticas de polipropileno reutilizáveis, vigas-faixa (de menor espessura, se comparadas às vigas convencionais) e pilares concêntricos. "Esse arranjo conferiu grande flexibilidade de venda, pois o layout original pode ser alterado sem que vigas ficassem à mostra", esclarece.
Além do Prêmio PINI, o empreendimento já havia recebido outras homenagens. Em 2009, sua campanha de divulgação na mídia local lhe conferiu o Prêmio Máster Imobiliário na categoria Marketing, conferida pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi). A solução também recebeu menção honrosa na categoria edificações do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2011, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece).
FICHA TÉCNICA
Incorporação:
 Tecnisa; construção: Integral Engenharia; arquitetura: Luiz Fiuza Arquitetos; projeto estrutural: Dácio Carvalho Soluções Estruturais; projeto de fundações: Zaclis Falconi Engenheiros Associados; controle tecnológico: Beton Engenharia


Av. Beira Mar, 2450 Meireles, Fortaleza - CE, CEP: 60165-121